Início » O Político » Senador pelo Amapá » Combate a AIDS

Combate a AIDS

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA em inglês e em português Aids) foi reconhecida como doença em 1981 pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Mais tarde, ainda nos anos 80, foi descoberto o causador da deficiência do sistema imunológico, o Vírus da Imunodeficiência (HIV – sigla também em inglês).

Em 1996, a AIDS já dava sinais de se tornar uma pandemia e alarmava o mundo com o aumento progressivo do número de pessoas infectadas com o HIV. Naquele ano, o Brasil registrou então 24.973 novos casos. Medicamentos novos e caros dificultavam o acesso ao tratamento e reduziam a expectativa de vida dos pacientes imunodepressivos. Preocupado com o avanço da doença, José Sarney apresentou em 13 de julho de 1996 o Projeto de Lei do Senado 158/96, que propunha a distribuição gratuita de medicamentos aos portadores do vírus HIV e aos doentes de Aids.

O projeto foi convertido na Lei 9.313 de 1996 e hoje garante o acesso de milhares de brasileiros aos medicamentos necessários à manutenção da qualidade de vida e o respeito à dignidade das pessoas que passaram a ser amparadas pelo dispositivo. Graças à iniciativa do senador Sarney de tornar obrigatória a distribuição gratuita do coquetel anti HIV, hoje o programa brasileiro é considerado modelo em todo o mundo.

 

Leia também: