Início » O Político » Governador do Maranhão » Educação/ TV Educativa / Universidade

Educação/ TV Educativa / Universidade

Educação/TV Educativa/Universidade

“Uma escola por dia, um ginásio por mês, uma faculdade por ano”. Este foi o lema do governo Sarney na área de educação.

Escritor e poeta, José Sarney sempre priorizou a educação. Quando assumiu, menos de 30% das crianças em idade escolar frequentavam as escolas. Não havia professores ou colégios. Sarney foi responsável por mudanças nesse cenário.

O Projeto João de Barro implantou escolas comunitárias em áreas rurais ou de periferia, em que a comunidade entrava com o espaço escolar e o Estado com professores.

O governo Sarney também criou o programa Bandeirantes, responsável pela construção de ginásios no interior do Estado. O número de ginásios estaduais subiu de um para 54. As matrículas escolares no governo Sarney aumentaram de cem mil para 540 mil.

Isto foi possível com a TV Didática (depois TV Educativa), primeira emissora do Brasil a transmitir aulas pela televisão. A TVE tinha por objetivo a formação de professores e monitores. Não havia ainda a difusão da TV por satélite e eram gravados “tapes” para multiplicar as aulas a todo o Estado. A tecnologia era japonesa – José Sarney havia mandado dois padres buscarem no Japão o que ele tinha visto ser usado lá.

 

José Sarney fala ao povo do Maranhã

Governador José Sarney fala ao povo do Maranhão. Foto: Arquivo Pessoal

 

 

Leia também: