Início » Livro de Cabeceira » O Vulto das Torres – A Al-Qaeda e o caminho até o 11/9

O Vulto das Torres – A Al-Qaeda e o caminho até o 11/9

O jornalista norteamericano Lawrence Wright destrincha a criação da organização terrorista Al-Qaeda. O livro O Vulto das Torres – A Al-Qaeda e o caminho até o 11/9 ganhou Prêmio Pulitzer e foi considerado uma das melhores obras sobre o tema pelo jornal americano New York Times.

O autor conta a história da organização, criada por fanáticos islamitas ortodoxos, que cultuavam o amor à morte como porta para o paraíso. Fundamentalistas, eles imaginavam que iam morrer e encontrariam as 72 virgens que falava o Alcorão.

E naturalmente muitos jovens trilharam esse caminho. Começou na guerra do Afeganistão contra os russos, a Al-Qaeda se infiltrou no mundo inteiro, em todas as sociedades. A organização tinha como base o Paquistão, onde Osama Bin Laden passou a financiar e estruturar um centro de instruções de mártires. Foi quando eles começaram a formar quadros, divulgar essas ideias e conceitos e a arrebanhar mais seguidores.

Então, o que se pode pensar superficialmente, é que a Al-Qaeda não é somente um centro de ação terrorista. É muito mais do que isso, porque se trata de um instrumento que difunde uma concepção de cultuar a morte, do terror. Acredita que através dele se pode modificar o mundo que é feito de uns condenados a perdição e outros a salvação.

 

Leia também: