Início » JS » Biografia » Casamento

Casamento

Sarney, em 1946, aos 16 anos, conhece Marly Macieira, dois anos mais moça. Ela é prima de um amigo, Murilo Ferreira. Aproximam-se. No ano seguinte, Marly o convida para sua festa de quinze anos. “Recordo-a” — Sarney escreve — “com um vestido cor-de-rosa, de saia redonda e um enfeite de pequenas rosas na cabeça. Estava deslumbrante.” Sarney seria o primeiro e único namorado de Marly. Cumprem o ritual bem comportado do noivado e casam-se seis anos depois.

Marly é a única filha mulher de Dona Vera e do Dr. Carlos Macieira, cirurgião, clínico, diretor de hospital, homem de ideias avançadas, requintado, culto, rico, mas também médico muito popular, pois, além da clientela abastada atendia, com o mesmo desvelo, aos pobres.

Conta Sarney: “Marly era a moça mais bonita do Maranhão, de família abastada, e eu, aquele pobretão, jornalista e poeta. Eu estava totalmente apaixonado. Fazia versos e por ela tinha o carinho que foi da vida inteira. Filha única, acostumei-me logo a suas vontades.”

“Com ela, naqueles anos, cumpri todos os programas de namorar em São Luís. Passear de bonde, saltar na praça Gonçalves Dias, ir à Beira Mar e, no Carnaval, ir aos bailes no Casino, no Jaguarema e no Lítero…”

Marly e José Sarney casaram-se no dia 12 de julho de 1952. Do casamento nasceram três filhos: Roseana, Fernando e José Sarney Filho, o Zequinha. Roseana e Zequinha decidem seguir o pai e fazem a opção pela política. Fernando forma-se em Engenharia. Todos se casam e dão netos e bisnetos a Marly e Sarney.

Dona Marly aos 22 anos. Foto: Arquivo pessoal

Dona Marly aos 22 anos. Foto: Arquivo pessoal

Na Ilha do Curupu, os noivos José e Marly

Na Ilha do Curupu, os noivos José e Marly. Foto: Arquivo pessoal

casamento marly sarney

Felizes, José e Marly posam para a foto matrimonial. Foto: Arquivo pessoal

Sarney casa-se com Marly

Sarney casa-se com Marly. Na foto, com os cunhados Claúdio Macieira, José Carlos Macieira e o primo Carlos César. Foto: Arquivo pessoal

sarney durante a festa

Durante a festa de casamento, o tradicional corte do bolo. Foto: Arquivo pessoal

 

Leia também: