Início » José Sarney, o Político

José Sarney, o Político

O mais longevo político a atuar no cenário nacional da história brasileira, José Sarney fez da cultura sua causa na política, e esteve no centro das discussões de todas as iniciativas de incentivo cultural desde que chegou ao Parlamento. Destacam-se entre elas a chamada Lei Sarney, de incentivos fiscais à produção cultural, e a lei de Política Nacional do Livro.

Estreando muito moço na Câmara dos Deputados, em 1955, Sarney foi sempre um inovador. Na UDN, um partido liberal, criou o movimento Bossa Nova, que propunha uma apropriação das reformas sociais. No Governo do Maranhão, onde derrubou a oligarquia vitorinista, na última eleição direta do regime militar, foi um pioneiro ao implantar o programa de educação João de Barro, que combinava as escolas, inspiradas no método Paulo Freire, à primeira TV Educativa do Brasil, enquanto preparava a infraestrutura do Estado que recebera sem um quilômetro de estrada asfaltada e com menor geração de energia que a consumida pelo Edifício Avenida Central, no Rio de Janeiro.

sarney politico

José Sarney cumprimenta populares. Foto: Arquivo Pessoal

Senador pelo Maranhão, foi, junto com Daniel Krieger, Teotônio Vilela e outros uma das vozes a pleitear a evolução do regime militar para o regime civil. Em 1984, rompendo com o partido da situação e, em seguida, apoiando Tancredo Neves, deu o passo decisivo para a vitória da Aliança Democrática no Colégio Eleitoral. Assumindo a Presidência da República em meio ao choque da doença e morte de Tancredo Neves, acelerou as reformas políticas, convocou a Constituinte, fez o primeiro governo voltado para a transformação da situação dos mais pobres, sob o slogan “Tudo pelo social”. Enquanto construía a transição democrática, concluída com a nova Constituição e com eleições livres para Presidente da República, fez o PIB brasileiro crescer 119% e o PIB per capita 99%.

 Em diversos mandatos, como presidente do Senado Federal, Sarney implantou o mais amplo sistema de transparência das instituições governamentais brasileiras, que vai do Portal da Transparência ao sistema de comunicação que inclui TV, rádio, agência de notícias, jornal, call-center, agência de pesquisas. Ao mesmo tempo, sob seu comando, o Senado sempre teve intensa atividade legislativa, em que sobressaem as principais reformas reclamadas pela sociedade brasileira.