Início » Blog » Sarney participará de Foro Interparlamentar na Espanha

Sarney participará de Foro Interparlamentar na Espanha

Sarney participará de Foro Interparlamentar na Espanha, em homenagem aos 200 anos da constituição de Cádis.

O presidente do Senado, José Sarney, recebeu convite de honra para participar da abertura do 8º Foro Interparlamentar Ibero-Americano em Cádis, no próximo dia 25 de outubro, em Madri. Na ocasião serão comemorados os 200 anos da Constituição espanhola de Cádis que, por um dia, foi a Constituição do Brasil – fato ocorrido em 1821 e que marcou a história do país.

 

constituicaodecadis

 

O convite para a participação no Foro Interparlamentar foi feito pelo presidente do Senado da Espanha, Pio García Escudero. Sarney será o grande homenageado no evento. Para Sarney, a constituição de Cádis é um marco na história constitucional do país e precisa ser lembrado. “O Brasil se consolidou. E boa parte foi obra da constituição de Cádis, que, por algumas horas, foi a Constituição do Brasil. Sua fórmula de monarquia liberal, com a modificação forte da introdução do Poder Neutro de Benjamin Constant, esteve na base da mais duradoura Constituição do País”, afirmou.

No dia 19 de outubro, o presidente fará ainda palestra na Universidade de Salamanca sobre Jorge Amado – de quem se tornou amigo e pode fazer parte do universo familiar do escritor que acolheu seu primeiro livro de ficção, O Norte das Águas, e o considera “a mais forte presença de escritor na vida brasileira”.

 

Leia também: