Início » Blog » Sarney Participa da Inauguração das Obras de Porto de Itaqui

Sarney Participa da Inauguração das Obras de Porto de Itaqui

O presidente Sarney, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney e a presidenta da República, Dilma Russeff participaram nesta segunda-feira (3), da inauguração das obras de modernização do Porto de Itaqui, no Maranhão.

Foto: Roberto Stuckert Filho

A obra, de R$ 139,5 milhões, intergra as ações do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e vai possibilitar, segundo a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), um aumento de 5 milhões de toneladas por ano na movimentação de cargas. O novo atracadouro tem 320 metros de comprimento e 40 metros de largura.

A presidenta Dilma Rousseff afirmou que as obras de modernização do Porto do Itaqui, no Maranhão, podem ajudar a tirar famílias da extrema pobreza ao oferecer empregos e crescimento econômico para o país e para o estado do Maranhão.
“Estamos estruturando uma rede logística, que significa emprego, renda e crescimento econômico e para essas crianças (beneficiárias do programa Brasil Carinhoso) e suas famílias. O futuro delas não estará em receber o benefício, mas no emprego e na educação”, afirmou a presidenta.

Segundo a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), a ampliação do porto faz parte de um conjunto de ações para modernização do Estado, com investimentos da ordem de R$ 120 bilhões. A expectativa do governo é de que até 2030, o Porto de Itaqui se torne um dos dez mais importantes do mundo. A localização estratégica do porto pode tornar custos da exportação mais competitivos.
Hoje, o Porto de Itaqui tem seis atracadores, onde são recebidas cargas agrícolas, equipamentos e containeres. O novo Berço 100, voltado para navios de até 75 mil toneladas, será um dos pontos de exportação de soja para China, Japão e países europeus.

Condecoração

Após a cerimônia de inauguração do Berço 100, a presidente Dilma Rousseff foi condecorada com a medalha da Ordem dos Timbiras, pelo Governo do Estado, e Manoel Bequimão, homenagem da Assembleia Legislativa do Maranhão. A solenidade foi realizada no Palácio dos Leões, no começo da tarde.

Antes da solenidade, Dilma Rousseff visitou, ainda, uma exposição em homenagem aos 400 anos de São Luís. No acervo, objetos inspirados nos encantos da capital maranhense.

Visita à rede Sarah

O presidente Sarney, acompanhado da presidenta Dilma, da governadora Roseana visitaram a unidade de Neuroreabilitação do Hospital Sarah, no Monte Castelodo, em São Luís.

 

Leia também: