Início » Blog » Sarney parabeniza eleição de Roberto Azevedo para OMC

Sarney parabeniza eleição de Roberto Azevedo para OMC

O senador José Sarney parabenizou nesta quinta-feira (9), no plenário do Senado, a escolha do Embaixador Roberto Azevedo para a diretoria-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), órgão máximo do comércio internacional. Azevedo deve assumir o cargo a partir de setembro deste ano.

Sarney alertou que a escolha do embaixador brasileiro mostra que o Brasil alcançou um novo patamar internacional e chamou atenção para a capacidade de outros diplomatas que desempenharam tarefas na OMC.

“ Nós tivemos homens do maior brilho, inteligência e capacidade, que foram, no passado, representantes do nosso País. Quero lembrar o embaixador Paulo Nogueira Batista, para começar, o primeiro deles; depois, o embaixador Celso Amorim; o embaixador Seixas Corrêa. São grandes nomes da diplomacia brasileira”, disse o senador.

Para Sarney, Roberto Azevedo é um homem com grande currículo profissional. “ Ele firmou-se e afirmou-se, dentro daquele organismo, como um homem de tamanha respeitabilidade que agora é escolhido para diretor-geral da Organização Mundial do Comércio. E, sem dúvida alguma, nós devemos também congratular-nos com o próprio Ministério das Relações Exteriores do Brasil, que é um organismo exemplar no nosso País”, acrescentou.

Plenário do Senado
Desde 2008, Roberto Azevedo é o representante do Brasil na OMC. Antes, o embaixador ocupou diversos cargos relacionados a assuntos econômicos no Ministério das Relações Exteriores, tendo atuado em contenciosos como os casos de Subsídios ao Algodão (iniciado pelo Brasil contra os Estados Unidos), além de chefiar a delegação brasileira na Rodada Doha.

 

Leia também: