Início » Blog » Sarney faz homenagem ao jornalista Otávio Frias

Sarney faz homenagem ao jornalista Otávio Frias

“Um profissional com papel fundamental na história do jornalismo brasileiro”. Essa foi a forma com que José Sarney classificou o jornalista Otávio Frias de Oliveira, proprietário e fundador do Jornal Folha de S.Paulo, em homenagem ao centenário de seu nascimento – comemorado em 5 de agosto. Em pronunciamento no plenário, o presidente do Senado disse que o jornalista deve estar ao lado de grandes nomes da imprensa nacional, como José do Patrocínio, Carlos Castelo Branco, Evaristo da Veiga e Joaquim Serra.

Vítima de insuficiência renal, Otávio Frias morreu em 2007. Saudoso, Sarney lembrou que conheceu o jornalista em 1967, quando foi entrevistado pela Folha para um suplemento de educação. Na época, como governador do Maranhão, o presidente do Senado havia implantado um programa educacional, o João de Barro, para levar o ensino às zonas rurais.   Foi quando nasceu uma empatia entre os dois e uma relação de amizade que durou mais de 50 anos.

Sarney que, por décadas, colaborou para a Folha com uma coluna semanal, mencionou a visão de futuro de Otávio Frias como diferencial para consolidação da Folha como um jornal moderno, pois entendeu a nova mídia antes que os outros.

Lembra Sarney: “Nem os caminhos desencontrados, nem as surpresas que o destino me preparou, conseguiu nos afastar. Sempre o mesmo carinho e sempre a perguntar sobre tudo. Nunca discutimos, sempre perguntamos. Tínhamos sido testemunhas privilegiadas de todos os fatos da história do Brasil nos últimos 50 anos. É difícil encontrar alguém que tenha sido tão firme em suas convicções de liberdade, de direitos humanos, de enfrentar todas as iras para manter-se fiel a sua missão de jornalista, que ele considerava a missão de informar – elogiou o senador”.

 

Leia também: