Início » Blog » Sarney é homenageado na exposição “Memória da República Brasileira”

Sarney é homenageado na exposição “Memória da República Brasileira”

O senador José Sarney (PMDB-AP) foi homenageado durante a abertura da exposição “Memória da República Brasileira” realizada na última quinta-feira (26) no Convento das Mercês em São Luiz-MA. A mostra é uma iniciativa da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) e conta com o patrocínio do Porto do Itaqui.

Sarney-homenagem-2

Em discurso, a presidente da FMRB, Anna Graziella Costa, destacou a iniciativa de Sarney em criar o espaço com condições que comportam a exposição multimídia e também ressaltou a importância do novo espaço para a população da região Norte e Nordeste. “Este será o primeiro lugar desse gênero, no Norte-Nordeste, adaptado para as multimídias. Trata-se de uma grande conquista para o estado. Ressalto também a importância do presidente José Sarney, homem da democracia deste país, que nos deu toda a autonomia para realizar essas intervenções. Agradeço também ao secretário Pedro Fernandes, também homem importante para essa conquista. Vale destacar que a este espaço recebeu a aprovação do Gecopa [Grupo Executivo da Copa do Mundo], ligado ao governo federal, e estará incluído no roteiro de visitações da Copa do Mundo do ano que vem”, afirmou Anna Graziella Costa.

Sarney-homenagem-1

O secretário de Estado da Educação (Seduc), Pedro Fernandes, também, apontou a participação de José Sarney para a cultura do país. “Um povo sem a sua história preservada é uma população sem futuro. Por isso, um homem de visão como José Sarney tem grande importância, por ter tido a ideia de preservar todo este acervo de sua rica história política nesse espaço. A modernidade na exposição será importante para a educação desse estado”, disse.

 

Homenagem ao patrono

Sarney-homenagem

Além dos discursos em homenagem ao senador José Sarney, um dos setores da exposição faz referência à carreira do senador e patrono da FMRB. Na galeria que recebeu o nome dele, estão disponíveis, fotografias, livros, condecorações, diplomas DoutorHonoris Causa, fardão da Academia Brasileira de Letras, além de vídeos-documentários sobre a vida de José Sarney.

 

Leia também: