Início » Blog » Sarney é classificado como formador de opinião em pesquisa sobre atuação parlamentar

Sarney é classificado como formador de opinião em pesquisa sobre atuação parlamentar

Em levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que aponta os 100 políticos mais influentes do Congresso, José Sarney aparece como um dos únicos dois senadores classificados como “Formadores de Opinião”. Para o Diap, essa classificação mostra que por sua respeitabilidade, credibilidade e prudência, Sarney é chamado a arbitrar conflitos ou conduzir negociações políticas de grande relevância.

De acordo com o Diap, Os ”Formadores de Opinião” são normalmente senadores e deputados com experiência, visão abrangente dos problemas do País e opinião que influencia fortemente a decisão de outros parlamentares. Eles apresentam ainda qualidades como ser discretos na forma de agir – evitam se expor em questões menores do Legislativo e preferem as decisões de bastidores em que exercem real poder. Constituem a elite do Legislativo, mesmo não estando necessariamente em postos-chaves como de liderança formal ou presidência de uma das Casas do Congresso.

A lista dos “Cabeças” do Congresso, divulgada pelo Diap no último dia 16 de agosto, além de formadores de opinião, classificou ainda parlamentares como debatedores, articuladores/organizadores e negociadores. Foram eleitos 61 deputados e 39 senadores como os que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas dessas habilidades. Para o departamento, as classificações não são excludentes, podendo um parlamentar possuir habilidades secundárias, além da sua principal.

Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 28 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados, e o PMDB, segunda maior bancada, com 16. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 12 nomes.

Fonte: site do Diap

 

Leia também: