Início » Blog » Na despedida do Senado e na Cerimônia de Posse, Marta Suplicy faz Homenagem a José Sarney

Na despedida do Senado e na Cerimônia de Posse, Marta Suplicy faz Homenagem a José Sarney

 Na sua despedida como senadora, Marta Suplicy prestou uma homenagem a José Sarney na manhã desta quinta-feira, 13. Numa cerimônia na presidência do Senado, Marta reconheceu o apoio recebido de Sarney, nos quase dois anos de mandato, período em que também integrou a Mesa Diretora do Senado, como vice-presidente. A senadora agradeceu Sarney pelo acolhimento e pela experiência política que adquiriu ao lado do presidente do Senado. “Não tenho palavras para agradecer. Primeiro pela acolhida, pelo compartilhamento de sua cultura presidente Sarney. Por último, pela sua amizade. Aqui fiz um amigo”, ressaltou a senadora. Marta lembrou ainda de uma série de iniciativas legislativas tomadas por Sarney como a reforma dos Códigos Civil, Penal, e de Defesa do Consumidor.

Mais tarde, já empossada no cargo de ministra do Turismo, Marta Suplicy destacou em seu primeiro discurso, que a pasta da Cultura foi criada durante o governo Sarney em 1985, feito que classificou como uma grande “visão de estadista” do então presidente. A ministra salientou, ainda, que Sarney é o autor da primeira lei de incentivos culturais do país e como legislador e presidente da Republica sempre atuou em defesa da Cultura Nacional.

 

sarney marta dilma 3

Ao lado de Dilma Rousseff, Sarney participa, no Palácio do Planalto, de cerimônia de posse da nova ministra da Cultura.
FOTO: Roberto Stuckert

Sarney agradeceu a homenagem e lembrou do desafio de, como presidente da Republica, garantir verbas para o setor: “Toda vez que tinha algum corte a ser feito, a equipe econômica do governo, sugeria que fosse feito na área da cultura, nunca aceitei isso”, disse Sarney. O presidente desejou sorte a Marta Suplicy, e disse que a ministra pode fazer uma revolução no setor. Para Sarney, a cultura precisa ser entendida como uma prioridade de governo: “Não podemos ter um país como potência econômica, militar, se não formos potência cultural. Há um descompasso no Brasil entre o desenvolvimento do país e o tratamento dado a cultura, temos que conscientizar a todos que a cultura é um ativo econômico”, concluiu Sarney.

 

sarney marta dilma 2

Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de posse da nova ministra de Estado da Cultura, Marta Suplicy. (Brasí­lia – DF, 13/09/2012)
FOTO: Roberto Stuckert

sarney marta dilma 3

FOTO: Roberto Stuckert

 

 

Leia também: