Início » Blog » Lula homenageia Sarney durante comemoração dos 25 anos da Constituição de 1988

Lula homenageia Sarney durante comemoração dos 25 anos da Constituição de 1988

Durante comemoração aos 25 anos da Constituição de 1988, nesta terça-feira (29), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma homenagem pública ao senador José Sarney (PMDB-AP), que, em 1985, como presidente da República, convocou a Assembleia Nacional Constituinte. Segundo Lula, Sarney foi tão importante quanto Ulysses Guimarães (1916-1992) no processo de formulação da atual constituição brasileira.

Geraldo Magela/Agência Senado

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

“Eu queria fazer reconhecimento de público. Ulysses Guimarães certamente foi o símbolo dessa Constituinte, coordenou com maestria numa situação muito difícil, em que o PMDB tinha 23 governadores e 306 constituintes, e que sozinho podia fazer o que queria. Eu tenho consciência que o senhor não teve facilidade, muito menos moleza. Quero colocar a sua presença na Presidência no período da Constituinte em igualdade de condições com o companheiro Ulysses Guimarães”, discursou Lula no plenário do Senado, referindo-se a Sarney.

Lula ainda disse que o mérito de Sarney foi permitir que os constituintes fizessem livremente críticas a ele. “Em nenhum momento, mesmo quando era afrontado no Congresso, o senhor levantou um único dedo, uma só palavra para criar qualquer dificuldades aos trabalhos da Constituinte, que certamente foi o trabalho mais extraordinário que o Congresso já viveu. Por isso presidente Sarney, já que Ulysses não está entre nós, eu quero dizer claramente que o senhor merece a minha homenagem como comportamento digno como presidente da República, de permitir que nós disséssemos aqui dentro todos os desaforos que achávamos que tínhamos direito de falar contra o senhor”, acrescentou Lula.

Veja o discurso!

 

Leia também: