Início » Blog » José Sarney e a Rio+20

José Sarney e a Rio+20

José Sarney afirma que tem orgulho de ter tido a iniciativa de realizar no Brasil, como presidente da República, a Conferência Rio 92. “A Rio+20 dará continuidade a Rio-92 e também reforçará a importância do fórum de debates sobre boas práticas legais em todas as partes do mundo”, afirma o senador.

Foi a partir do governo Sarney que o Brasil passou a atuar de forma engajada nos debates internacionais e projetos para a preservação ambiental. Ao criar o Ibama, José Sarney concentrou a articulação, coordenação, execução e controle da política ambiental no novo órgão, e colocou aproximadamente 8 milhões de hectares de território brasileiro em regime de preservação permanente.

O posicionamento pró-ativo na política ambiental colocou o Brasil em outro patamar perante as nações desenvolvidas e viabilizou a aprovação, pelo plenário da ONU, do Rio de Janeiro como sede da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ficaria conhecida como RIO-92.

 


Pres. Dilma Rousseff convida José Sarney para a Rio+20



Veja também: José Sarney elogiou os resultados da Cúpula Mundial de Legisladores realizada na Rio+20 e comentou pesquisa sobre economia sustentável

 

Leia também: