Início » Blog » Histórias contadas por José Sarney

Histórias contadas por José Sarney

A TV Senado apresenta três programas “Histórias Contadas” com o depoimento do senador José Sarney, o mais longevo político da atualidade brasileira. Ex-deputado federal, ex-governador de Estado, ex-presidente da República e senador por cinco legislaturas, Sarney também foi quatro vezes presidente do Senado.

Acervo TV Senado

Acervo TV Senado

Em cinco entrevistas concedidas ao jornalista Armando Rollemberg para o “Histórias Contadas”, Sarney relembra sua infância de menino pobre, fala sobre os tempos de juventude em São Luís e de sua militância antigetulista, quando se aproximou da UDN – União Democrática Nacional.
Eleito deputado federal, passou a conviver com grandes nomes da política brasileira, como Prado Kelly, Aliomar Baleeiro, Afonso Arinos, Adauto Lucio Cardoso e Carlos Lacerda. E participou ativamente da fundação do movimento que ficou conhecido como “Bossa Nova”, integrado por jovens udenistas.
Sarney foi governador do Maranhão, eleito em 1966, já durante o período militar. Por ter se posicionado contra o golpe que derrubou João Goulart, e expressado publicamente seu desacordo em relação ao AI-5, ele conta que passou a enfrentar a desconfiança dos militares.
No processo sucessório do presidente João Figueiredo, Sarney, que ocupava a presidência do PDS, partido que dava sustentação ao regime militar, discordou do mecanismo de escolha do candidato oficial e rompeu os laços que o ligavam à situação, aderindo à articulação que lançaria Tancredo Neves como candidato da oposição no Colégio Eleitoral.

Escolhido para ser candidato à vice-presidente na chapa oposicionista, assumiu a Presidência da República após a morte de Tancredo. Dentre as suas principais realizações, cita a convocação da Assembleia Nacional Constituinte e a edição do Plano Cruzado, que pretendia domar a inflação e estabilizar a economia.

Nos três episódios de “Histórias Contadas”, o senador José Sarney fala sobre sua trajetória, rememora episódios importantes da história recente e se defende das críticas à sua atuação política.

Além da participação no programa exibido na TV Senado, José Sarney responde a perguntas de internautas em vídeo especialmente produzido para a internet.

Acesse o hotsite “Histórias Contadas”.

 

Leia também: